quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O fruto da oliveira


      Não há produto mais Mediterrânico que o azeite. Este é extraído do fruto da oliveira, a azeitona. As oliveiras são árvores caraterísticas dos climas mais temperados do mediterrânio, como é o caso de Portugal. O azeite é uma das gorduras utilizadas na culinária, uma vez que é mais saudável e a sua utilização na cozinha mediterrânica dá a esta um toque especial, diferenciando-a de muitas outras. Este produto apresenta diversas variedades, que dependem da acidez, da refinação do mesmo, entre outros parâmetros que o tornam num produto de elevada qualidade.

      Em Portugal, a produção de azeite está essencialmente localizada na região centro Sul, onde se destacam as regiões do Ribatejo, Alentejo e Algarve, zonas com uma geografia e clima mais propício a este tipo de cultivo. O Alentejo, por exemplo, é uma região em que a produção de azeite é um ponto vital da sua economia. Existem várias herdades espalhadas por estas regiões que têm pequenas produções, mas que ao se juntarem, nas cooperativas agrícolas, criam um azeite único e requintado. Por outro lado, e cada vez mais comum, existem os pequenos produtores que decidem criar marcas próprias, com especificidades muito particulares no seu produto, tentando assim atingir um nível de lucro maior.
Ente os grandes produtores portugueses de azeite, com algum nome internacional, temos o azeite Gallo. Esta marca é reconhecida em vários pontos do globo, devido a sua diversidade de produtos, que já foram premiados por diversas vezes. Esta marca conta com produtos que abrangem um público bastante diversificado.

      De entre as marcas de mais pequena produção temos o Herdade do Vale da Arca ou o Casal da Memória. Estas marcas têm produções mais limitadas e muito específicas num determinado tipo de azeite, sendo que apresentam preços mais elevados. Estes azeites são dirigidos para públicos com maior poder de compra, ou para a área da restauração.
Duas vertentes novas que alguns produtores têm utilizado para focar a sua produção, são os azeites gourmet e os azeites biológicos, que têm permitido a Portugal ganhar prémios, entre este Mediterranean International Olive Oil Competition Terra Olivo, Israel.

      Na campanha de 2012/13 Portugal produziu aproximadamente 69 mil toneladas de azeite, segundo dados d0 Conselho Oleícola Internacional (COI). O nosso país, juntamente com Espanha, é dos únicos produtores da europa a apresentarem um aumento da produção para 2014, segundo a mesma fonte. O aumento da produção em Portugal será de 20%, quando comparado com a campanha 2012/13.


     Como podemos ver, este é mais um produto made in Portugal, de grande qualidade e estatuto. Espero que tenham gostado do artigo. 

Autor: Hector Nunes


Sem comentários:

Enviar um comentário