sábado, 3 de maio de 2014

Portugal em flor


Num fim de semana de sol e calor cá estamos de volta para dar a conhecer o melhor de Portugal. Este fim de semana decorre na Ilha da Madeira uma das festas mais emblemáticas deste arquipélago, a Festa da Flor. Esta festa é um dos pilares turísticos da ilha e atrai inúmeros visitantes para conhecer a diversidade de flores que esta ilha, a sul de Portugal, tem para oferecer. Pérola do atlântico, esta ilha é conhecida pela sua vasta variedade de flores que crescem devido ao excelente clima nesta encontrada. Como não poderia deixar de ser, irei apresentar-vos a indústria da floricultura Madeirense e o seu impacto.
A ilha da Madeira tem condições geográficas e climatéricas ideias que lhe permitem o cultivo de espécies de flores tropicais. Diversas foram as variedades de flores e plantas trazidas pelos navegadores e exploradores para esta ilha, que acabaram por se adaptar bem ao clima e hoje são uma marca. Umas das espécies mais emblemáticas da ilha são as estrelícias, flor que muitas vezes a representa, foi trazida da África do Sul onde é endémica, e foi amplamente dispersa pela ilha, sendo que hoje existem produtores especializados nesta espécie. Entre umas das flores mais procuradas da ilha da Madeira é a orquídea sapatinho. Está orquídea tem um formato muito especial, que se assemelha com um sapatinho de criança, é originaria da Tailândia e apresenta floração entre a primavera e o verão. A gama de flores encontradas na ilha vai desde a prótea até aos antúrios, passando pelos cravos das mais diversas cores. Está variedade de flores pode ser contemplada no jardim botânico da Madeira.
As flores na Madeira, não unicamente um postal de visita, são mais a fonte de rendimento de alguns agricultores que apostam nas condições da ilha para produzir um produto de elevada qualidade e com uma beleza inigualável. A indústria da floricultura na Madeira movimenta todos os anos 6 milhões de euros, sendo que este valor oscila anualmente devido a vários fatores. Entre estes temos a cotação do produto no mercado exterior e o clima. A floricultura é efetuada ou em estufa ou ao ar livre, sendo que os agricultores madeirenses têm apostado em fatores tecnológicos para melhorar a produção. A esmagadora maioria das flores cortadas que são exportadas são as cymbidium (orquídea), as próteas e, mais recentemente as helicónias. Já no mercado interno de flores a produção está centrado nas culturas tradicionais: crisântemos, gerberas, rosas e cravos. A maioria da produção localiza-se no concelho de Santa Cruz, a sul da ilha, com 52% da área total de plantação e 43% das explorações, seguindo-se depois o Funchal, segundo fontes do Diário de Noticias da Madeira.


A festa da flor da Madeira é uma estratégia de marketing e de promoção por excelência, tanto da própria ilha como local turístico, mas também de um produto como é as flores. No resto de Portugal mais ainda serão os exemplos de zonas de produção de flores, sendo que este nicho de mercado apresenta diversas possibilidades de crescimento. As flores, uma bela amostra deste Portugal Potencial, que ainda tem muito que florir. 

Autoria: Hector Nunes


Sem comentários:

Enviar um comentário