domingo, 4 de maio de 2014

Castelbel para que Portugal nunca cheire mal!


      Um bom perfume pode trazer recordações e dar-nos uma experiência sensorial única. Desde sempre o homem tentou captar da natureza as fragâncias e os aromas mais agradáveis nos seus produtos de higiene pessoal e da casa. A tentativa de aromatizar o ambiente que nos rodeia, de forma a o tornar agradável, já vem de à muitos anos atrás na história. Os Egípcios e outros povos do início da civilização usavam incensos e fragâncias simples retiradas das plantas para aromatizar casas, templos e até mesmo o corpo. Essa tendência foi evoluindo e novos produtos foram surgindo. Há indícios de que na pré-história o ser humano fazia uso de sabão, mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria no quotidiano. Segundo uma lenda Romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo de Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com as cinzas da madeira queimada. Esta mistura escorria em solos próximos ao rio, onde as mulheres ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O ano de 1878 foi um marco  na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Este feito ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.
Hoje em dia o sabão, os géis de banho, os desodorizantes ao igual que os aromatizadores para as casas são uma necessidade civilizacional, que tem padrões de higiene bastante elevados. Longe são os tempos em que o banho era anual ou mensal e que a higiene pessoal era reduzida. A eliminação dos maus odores corporais ou maus odores do ambiente que nos rodeia é de uma importância elevada. Neste âmbito falaremos da Castelbel, uma empresa Portuguesa “que se dedica ao fabrico e comercialização de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa e para o corpo.”
A Castelbel é uma média empresa que se localiza no grande Porto e que fabrica entre outros produtos sabonetes e fragâncias aromatizadoras de ambiente. Esta empresa portuguesa produz produtos de elevada qualidade com a missão de produzir “produtos perfumados para a casa e para o corpo, combinando um design de excelência, as melhores fragrâncias e as mais cuidadas formulações.”
O nome, Castelbel, provém da localidade onde, desde sempre, se situa as suas instalações, Castelo da Maia, e do seu âmbito de atividade, o fabrico de produtos de beleza. Iniciou a sua atividade em 1999, com apenas 9 trabalhadores. Inicialmente a empresa começou por se dedicar ao fabrico de sabonetes artesanais, destinados exclusivamente ao mercado dos EUA. Com uma aposta marcada na tradição e na inovação, a Castelbel foi crescendo de forma sustentada e aumentando continuamente o número de trabalhadores. A equipa Castelbel inclui químicos e engenheiros químicos, técnica e designers que têm vindo a permitir à empresa diversificar a sua carteira de produtos e a alargar os seus mercados. Os seus sabonetes apresentam um acabamento simples, obtido pelas mãos dos trabalhadores, o que lhe dá um caris mais artesanal.
Em 2005 a empresa registou internacionalmente as marcas Castelbel e Portus Cale, tendo começado a desenvolver linhas de produtos sob essas marcas em 2006 e 2008, respetivamente. A Castelbel e a Portus Cale são constituídas por diversos produtos para além dos sabonetes, como velas, ambientadores, difusores de fragrância, papeis perfumados, cremes de mãos e cremes de corpo.
A Castelbel tem um mercado externo que representa atualmente mais de 70% do volume de vendas. Entre os destino de exportação temos os Estados Unidos da América, que deixaram de ser o único destino das exportações, a Espanha, a Inglaterra, a Alemanha e a Austrália. No Brasil a Castelbel já conta com uma loja própria.
A Castelbel tem sido premiada a nível nacional pela sua qualidade e excelência, entre os prémios estão: Top Exporta 2012,Top Exporta 2013, PME Excelência 2012 e PME Excelência 2013

Podemos ver na Castelbel um exemplo de empenho e perseverança que mostra bem o Portugal Potencial que existe em todos nós. Um desejo de boa semana para os nossos leitores. 

Autoria: Hector Nunes



Sem comentários:

Enviar um comentário