domingo, 8 de junho de 2014

Portugal Bordado a ouro

     

    Após alguns problemas técnicos que nos mantiveram afastados, aqui estamos de volta para mostrar um pouco mais do nosso Portugal Potencial. Muitos são os estrangeiros que já descobriram o potencial deste país plantado às portas da europa, mas aos portugueses ainda fica muito por descobrir este seu país e seu próprio potencial. 
O Ouro é um metal nobre que sempre despertou muito interesse na Humanidade. Devidas ás suas propriedades este é um material metálico de elevado valor, que desde muito cedo na história da Humanidade teve um papel importante como moeda de transacção. O ouro já foi moeda de troca, e continua a ser sinal de bonança e riqueza. Este não é um material abundante em terras Lusas, mas em Portugal existe uma grande tradição de transformação deste material. A utilização do ouro na joalharia é em Portugal uma parte da sua História, sendo que foram desenvolvidas técnicas únicas no mundo para trabalhar de forma bem diferente ao geralmente encontrado, a filigrana Portuguesa.


A filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. A filigrana foi utilizada na joalharia desde a Antiguidade greco-romana, sendo ainda empregada em grande variedade de objectos decorativos. Em Portugal, esta ilustra motivos etnográficos da região minhota e é um símbolo tradicional bem Português. Estes elementos decorativos e de joalharia estão a evoluir para elementos mais modernizados para abranger um público mais diversificado. A filigrana é um trabalho inteiramente feita à mão e exige dos ourives o mais alto grau de paciência, imaginação e habilidade. Esta arte é uma arte meticulosa e aqueles que a sabem trabalhar, desenvolvem um grande gosto em cada trabalho concluído. 


A filigrana Portuguesa está a passar por uma fase de transformação, trazendo a filigrana a novos públicos. O Coração de Viana e a Caravela em filigrana são os motivos mais conhecidos desta arte, mas a introdução de novos materiais e aplicações está a permitir aumentar a visibilidade sobre esta arte bem Portuguesa. Recentemente a actriz Sharon Stone recebeu da empresa Douro Azul um colar com um Coração de Viana, que tem feito as delícias dos seguidores de tendências de moda. Diversos são os artesão que se dedicam a esta arte e tentam dar à mesma um novo ar fazendo assim deste produto mais apelativo.
A filigrana Portuguesa mostra-se como uma arte e um produto 100% Português, de valor acrescido. Este é mais um dos exemplos de um Portugal Potencial. 

Autor: Hector Nunes





Sem comentários:

Enviar um comentário