domingo, 29 de junho de 2014

Ar limpo


Numa altura de desânimo e de crise há que manter o espírito aberto e as forças carregadas acreditando no potencial individual e no potencial colectivo que existe neste país.
Nos dias que correm, devido a diversas actividades humanas, a qualidade do ar é muito inferior à encontrada do que à alguns anos atrás. A poluição causada pelos meios de transportes e pela actividade industrial reduziu em muito a qualidade do ar e por consequência a qualidade de vida. O aumento de problemas respiratórios nos últimos anos foi significativo e tem preocupado a medicina. A relação entre as necessidades de consumo e o nosso bem-estar é complexa. Para melhorar o bem-estar das pessoas criamos tecnologias e equipamentos, que ao serem produzidos, comercializados ou utilizados poluem o ar, o que por sua vez reduz 0 bem-estar. Será este balanço positivo? É uma resposta complicada e que ainda envolve muita controvérsia.
 A poluição do ar é um ponto preocupante e despertou um grande interesse a ambientalistas, médicos e industriais. A indústria olha para este problema, não só como uma consequência do seu trabalho, mas como um futuro mercado no qual investir. Isso foi o que aconteceu em Portugal, na empresa Airfree. A Airfree começou por ser desenvolvida com a iniciativa e a criatividade de um empresário português que tentava encontrar uma resposta eficaz para o alívio das crises alérgicas do filho.
A Airfree produz purificadores de ar domésticos. O primeiro protótipo foi desenvolvido tendo de base uma forma natural de destruir alérgenos no ar através do calor. Foram realizados diversos testes de microbiologia no INETI, que comprovara o potecial da ideia. A fase seguinte foi o desenvolvimento de um aparelhos em grande escala, para que mais famílias no Mundo pudessem desfrutar dos benefícios de um conceito simples e eficaz.
Nasce assim, em 2004, a Airfree, assinalada pelo lançamento de sua linha P de purificadores de ar, de design moderno e atrativo. Não foi unicamente um inicio de uma marca de purificadores de ar, mas de uma marca portuguesa que se preparava para conquistar o mundo com sua tecnologia de ar puro.
A comquista do mundos pela Airfree tem vindo a dar seus frutos, fabricando em Portugal diversos modelos de purificadores do ar, não só para o uso doméstico como também para o segmento comercial e industrial. Da produção total, cerca de 90% é diretamente exportado para mais de 50 países distribuídos pela Europa, Américas, Ásia e Médio Oriente.


Lótus é o purificador de ar mais recente da Airfree e foi um dos cinco finalistas do Prémio Inovação, organizado pela IHA – International Houseware Association, em Chicago, EUA. O purificador português foi um dos cerca de 600 produtos lançados naquele evento.
O Lótus é um purificador que assume a forma de uma flor de Lótus, as suas “pétalas” podem abrir para libertar no ambiente óleos essenciais, sendo que a luz central do aparelho pode ainda ser configurada em diferentes cores, ou colocada no modo de transição, em que as cores vão alternando de forma suave. Além do seu design moderno este difere dos restantes purificadores da Airfree devido à sua maior capacidade de esterilização, pelo que é ideal para locais amplos.

A Airfree é uma demostração da capacidade criativa transformando aquilo que é um problema, num mixo de mercado a explorar. Este é um exemplo caro do engenho e potencial encontrado em cada protuguês, neste Portugal Potencial.

Autor: Hector Nunes




Sem comentários:

Enviar um comentário