sábado, 5 de julho de 2014

Portugal, perspectiva musical

           

           A música é a forma de arte mais conhecida, e é um ponto de ligação entre todos os seres humanos. Ela é uma linguagem universal que atravessa, fronteira, crenças e ideologias. Uma forma de estar e sentir, uma interpretação da alma dos poetas, compositores e dos próprios artistas. A música é terapia, libertação, emancipação e grito de revolução.
Toda a nossa vida é marcada por uma banda sonora. Quase todos nós temos um conjunto de músicas que nos trazem recordações de fases da nossa vida. Mesmo nos lugares mais recônditos e pobres, a música é forma de transmitir sabedoria e tradição. A própria natureza é uma canção, com seus sons diversos. Os animais são eles próprios músicos da orquestra natural.
Existem diversos estilos musicais, e cada pessoa tem seus gostos pessoais. Cada qual ouve a música que mais lhe transmite sentimento, ou com a qual mais se identifica. A diversidade musical está relacionada com as diferenças culturais e geográficas e temporais, mas toda a música fala a mesma voz, a voz musical. Ao longo da história da humanidade a música foi mudando no seu conteúdo e forma, mas nunca na sua essência. Qual a importância da música no nosso Portugal Potencial?
Portugal é um país rico em tradições onde a música sempre esteve presente. Em todo seu território podemos ver manifestações diferenciadas de cultura musical. Ao longo da sua história os estilos foram também mudando, e formando estilos musicais novos. Alguns estilos hoje em dia são meramente etnográficos e de memória cultural. Outros  foram adoptados do estrangeiro e outros são evoluções musicais muito características que hoje são a expressão de um sentir português, o Fado. O Fado é um estilo de música portuguesa, caracterizado pela melancolia e pela saudade descrita em suas letras. Um estilo boémio e bucólico que nos remete para um estado mais interior de nós mesmos. O amor, a saudade, a tristeza são alguns dos motivos que predominam no fado. Um estilo que difere dos outros tanto pela forma de cantar, como pelo seu instrumental. A guitarra Portuguesa, instrumento muito específico do fado, dá um som profundo e quase palpável a este estilo musical. Um som tão singular e imprescindível, que transforma a atmosfera. O fado mais tradicional e bairrista pode ser ouvido pelos bairros populares de Lisboa, onde encontramos nas suas casa de fado o combinar das mais belas vozes com os tocadores (guitarra portuguesa, viola de fado e por vezes Baixo) num ambiente nocturno sem igual. Mas o fado já saiu da sua cidade de eleição e percorreu o Mundo.

O Fado - quadro do pintor português José Malhoa
Diversos são hoje os exemplos de fadistas que mundo fora difundem este estilo musical. Ana Moura, Mariza, Katia Guerreiro, Camané, e muitos outros são os nomes de fadistas que levam Portugal ao mundo. O fado hoje em dia é quase mais apreciado pelos estrangeiros, que ficam deslumbrados com a beleza vocal e instrumental, e pela riqueza dos seus versos, do que propriamente pelos Portugueses. Entre os portugueses existe ainda a ideia de que o fado é uma coisa de velhos, ou algo triste, mas o fado é tanto alegre e efusivo como intimista e triste. O fado se renova e introduz novas tendências e musicalidades, e tenta assim chegar ao seu público. Pelo mundo fora os fadistas enchem salas de espectáculos e levam um pouco da alma portuguesa. Mostram que a alma portuguesa é profunda, e que o sentir Portugal é muito mais intenso e intimo. O fado é um postal de Portugal, que sai do mesmo para encontrar o mundo, e mata as saudades de quem de Portugal se encontra longe.

Ambiente de uma casa de fados
O fado sofreu transformações, e inspirou artistas que vivem na periferia do fado, com estilos distintos que cativaram muitos públicos. Este é o caso dos Deolinda, que são uma banda portuguesa com origem no fado, mas que aglutinaram diferentes estilos e formas de estar e criaram sua própria expressão musical. Estes já percorreram muitos pontos do globo e são uma bela amostra do potencial de Portugal no mundo. A sua audácia e a sua capacidade criativa permitiu dar ao mundo um novo perfume de Portugal.
Portugal também tem outras almas musicais. Portugal tem rock em seu coração. Inúmeros são os grandes nomes do rock português que triunfaram em bom português. Chutos e Pontapés, GNR, são bandas bem conhecidas que movem muitos fãs e despertam a alma roqueira dentro de cada português. Mas Portugal é constituído por muitos estilos e diversos são os casos de artistas que  mostram ao mundo a criatividade musical e artística deste rosto da Europa. Entre eles, David Fonseca, Auria, the Gift. Estes artistas são Portugal e são o potencial artístico pleno de um país que persiste.


Mais um Portugal potencial, com um sentido musical que derruba fronteiras e mostra que se faz boa música e em bom português. Obrigado por seguirem mais um artigo de Portugal potencial.

Autor: Hector Nunes


Sem comentários:

Enviar um comentário