domingo, 26 de outubro de 2014

Dos frutos do cactus

      Bom dia caros leitores, depois de uma ausência prolongada aqui estamos de volta, para divulgar o que há de bom em Portugal. Diversos foram já os exemplos que vos apresentei, e ainda muitos serão os que vos irei apresentar. Em todo Portugal há inúmeros produtos, por vezes únicos na Europa e no Mundo, que são desconhecidos da generalidade dos portugueses. Fazer conhecer o que de bom existe em Portugal é a nossa missão.
      Hoje trago-vos um produto que me surpreendeu de diversas formas, o Cactus Extractus. A Cactus Extractus produz polpa e óleo de figo-da-índia. O figo-da-índia ou tabaibo (nome comum na Ilha da Madeira) é o fruto de um cacto conhecido como figueira-da-índia ou tabaibeira. Esta planta é comum em zonas áridas e apresenta-se como um cacto suculento, ramificado que pode apresentar uma altura que varia do 1,5 aos 3 metros. Esta pode estar coberta de espinhos e as suas flores ostentam uma coloração amarela ou alaranjada. O seu fruto é um fruto muito suculento, contendo uma grande quantidade de sementes. O figo-da-índia apresenta alto teor em fibras, vitamina A e ferro.

Figueira-da-índia e seus frutos
Figo-da-índia no Mercado dos lavradores, Madeira
      No território nacional, a figueira-da-índia é comum nas regiões do Algarve, Alentejo e na ilha da Madeira. Existem registos que o consumo do figo-da-índia remonta a 9000 anos atrás.  A nível nacional, até bem pouco tempo, este era um fruto pouco conhecido e consumido, sendo que estava restrito às zonas onde era comum nascerem naturalmente estas plantas. Devido a todas as propriedades apresentadas por este fruto, alguns agricultores despertaram o seu interesse na sua produção. Industrias como a indústria alimentar e a dos cosméticos começaram a ficar interessadas nas suas propriedades benéficas, e na sua possível aplicação. Foi por estas razões que nasce a Cactus Extractus.
Marca nacional de óleo de figo-da-índia
      A Cactus extractos produz polpa de figo-da-índia e óleo extraído das sementes deste mesmo fruto. Os seus produtos são biológicos e produzidos totalmente em Portugal, estão direccionados para as indústrias alimentar e cosmética biológica. Todos os produtos estão certificados. A sua produção acaba por estar focada na produção de matérias-primas para outras indústrias. Esta especialização permitiu-lhes criar um nicho de mercado com pouca concorrência.

O Cactus Alchemy é o óleo de figo-da-índia 
      A equipa principal que está por detrás da Cactus extractus é composta por Teresa, de 54 anos, a Mariana, de 38 anos, e o Rui, de 43 anos. Eles vieram de áreas bem distintas como a gestão e a informática, ou engenharia civil, mas a sua motivação e empenho permitiu-lhes criar um produto novo, e recuperar um produto agrícola algo abandonado, e dar-lhe uma nova vida. Para conhecer mais sobre a Cactus Extractus viste www.cactusextractus.com.
      Este é mais um exemplo da recuperação de culturas abandonadas e do direcionamento dos recursos para novas aplicações. Fica aqui mais esta demostração do potencial, da criatividade e do empenho deste Portugal Potencial.

Autor: Hector Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário