quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Da rolha à mala!

      
     Hoje quem pisa a passadeira vermelha do Portugal Potencial, com grande destaque e glamour, é a cortiça portuguesa.

      A cortiça advém da casca do Quercus suber l, vulgarmente conhecido como sobreiro, uma árvore nobre que cobre cerca de 736 mil hectares em território nacional, segundo dados da APCOR, oferecendo todos os anos cerca de 190 mil toneladas deste tecido vegetal. Este setor faz com que o nosso país seja líder mundial no que diz respeito à exportação, produção e transformação da cortiça e dos seus produtos derivados Este produto português já pisa território francês, americano, alemão, espanhol e italiano, sendo a sua tendência a espalhar-se por muitos outros países.  

      O que fez com que o sobreiro e a cortiça demonstrassem grande destaque mundial foi, sem sombra de dúvida, a sua aliança com os vinhos, contudo na atualidade começaram a surgir novos nichos de oportunidade, tendo esta relíquia alcançado grande destaque em outros setores. Dentro do variadíssimo leque de aplicações deste produto podemos destacar a sua utilização no isolamento térmico e acústico de habitações, na pavimentação, quer de interiores, quer até mesmo de campos de futebol (os campos de futebol americanos têm na sua constituição cortiça made in Portugal). Uma das áreas que também acabou por descobrir as virtualidades da cortiça, e indispensável referir, foi o mundo da moda e dos seus inúmeros acessórios. O seu tom de mel e o efeito acetinado dos seus acabamentos cativaram os profissionais da área que, a partir deste tecido vegetal, deram origem a malas, carteiras e até mesmo guarda-chuvas leves e impermeáveis, artigos que combinam funcionalidade, durabilidade e estética. Uma das marcas, totalmente e irrevogavelmente portuguesa, que apostou neste último ponto que referi anteriormente foi CorkDesign, que já faz furor em Miami, Boston, Vancouver e em território nacional. Ela destaca-se por ser a primeira e a única marca a nível nacional que trabalha na fabricação do tecido de cortiça 100% português. Atualmente, produz de mais de dez padrões diferentes de tecido de cortiça sobressaindo pela originalidade e distinção.

      Resumindo, caro leitor a conquista da cortiça portuguesa ainda está no seu início, daí ser necessário e imprescindível olhar-mos para este produto e moldá-lo a ideias cada vez mais inovadoras. E sim, É UM PRODUTO TOTALMENTE PORTUGUÊS, que faz PORTUGAL ter POTENCIAL.

Autor: Jorge Faria 



1 comentário:

  1. tambem tem sapatos de cortiça mas sao tao caros!!!!
    uma marcar portuguesa como 'e obvio os fabrica, a RUTZ!

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