domingo, 16 de fevereiro de 2014

Portugal, uma beleza comercializável

      

      A europa, velho continente, é caraterizada por um território que se localiza no topo do hemisfério Norte. Por esta razão em geral, os países são caraterizados por climas menos solarengos e mais escuros, com grandes períodos de inverno. Esta caraterística climatérica leva a que parte da população sinta a necessidade de viajar de férias para zonas mais temperadas e tropicais, à procura do sol, praia e calor. Mas dentro da europa há um país que pode disfrutar de uma elevada exposição solar, e possui um clima mais temperado e rico em praias e zonas verdejantes. Esse país à beira-mar plantado, que se localiza no extremo ocidente da europa é Portugal. 

      Portugal é um país que se pode orgulhar por ter um dos climas mais apetecíveis da europa. Possui uma disponibilidade de sol que o torna um jardim, rico em paisagens diversas, que vão das ilhas mais tropicais e verdejantes, dos campos secos do Alentejo ao parque de natureza plena no Gerês. Esta riqueza paisagística, acompanhada da gastronomia mediterrânia, considerada uma das melhores e mais saudáveis do mundo, e com o bem receber do povo português tornaram Portugal um destino turístico por natureza. O turismo é um pilar bastante importante da economia portuguesa, e emprega uma fatia importante da população. 

      As regiões mais turísticas são a região do Algarve, Grande Lisboa e zona Norte com Porto e Minho. Além destas zonas localizadas no território continental, temos ainda o arquipélago da Madeira e dos Açores. Estas zonas têm investido em infraestruturas e em atividades que permitam acolher da melhor forma os visitantes. Grande parte dos visitantes que chegam a Portugal para férias são provenientes da europa do norte, mas os turistas que ao longo do ano mais visitam Portugal são provenientes da Espanha, do Reino Unido, França e Holanda. No último trimestre de 2013, segundo dados do turismo de Portugal, 17,7% dos visitantes foram provenientes do de Espanha (537,5 mil hóspedes), seguidos do Reino Unido com 16,5% (502,1 mil hóspedes), seguidos de França com 10,7% e Alemanha 9,3% (total de 606,8 mil hóspedes). O crescimento dos turistas Espanhóis comparando o mesmo trimestre de 2012 foi de 7,4%. Já para os visitantes do Reino Unido o aumento foi de 8,4%. O turismo proveniente da França e da Alemanha sofre um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2012. 

      Estes dados animadores permitem ver como uma aposta assertiva, feita por empresários bem preparados, têm conseguido enfrentar a crise e têm sabido canalizar outros conflitos do globo a favor do turismo Nacional. É de destacar a aposta e a diversificação turística que vem sendo criada. É de mencionar região Norte, entre estas a aposta do Porto, e algumas cidades minhotas como Guimarães. A aposta numa cultura atrativa, que cativou turistas foi realizada na Capital Europeia da Cultura 2012 na cidade de Guimarães. Um aumento da oferta e a melhoria das infraestruturas foram fontes cruciais do aumento de turistas numa região como esta. 

      A cidade do Porto é um local de excelência, e um postal de Portugal muito apetecível. A aposta no que o Porto tem de melhor, com o rio Douro de medalha, é um dos grandes trunfos que têm permitido o Porto se destacar como região de elevada importância turística a nível nacional. Investimentos turísticos como o caso do feito pela Douro Azul, empresa de cruzeiros no Douro, tem permitido aumentar o leque de ofertas de qualidade para os turistas que nos visitam. São estas mudanças que permitiram a invicta ganhar diversos prémios a nível mundial, sendo que o último foi Melhor Destino Europeu 2014*. Este conhecimento do esforço e dedicação dos agentes turísticos e de todos os envolvidos é uma demostração que vale a pena fazer mais e melhor, e que Portugal é um país apetecível.  

      Este é a visão que vos trago hoje, muitos são os diferentes destinos e paisagens, que mais a frente irei mencionado e que fazem de Portugal Potencial uma realidade.


*ler mais em: http://expresso.sapo.pt/porto-recupera-titulo-de-melhor-destino-europeu=f855832#ixzz2tOgi9Reu



Sem comentários:

Enviar um comentário