terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Exportação made in Portugal

Portugal, um país de sol e praia, conhecido pelo turismo e pela beleza das suas paisagens. O turismo tem um carácter muito importante na economia Portuguesa. Exportamos beleza e qualidade turística que todos os anos atrai inúmeros visitantes do mundo inteiro. As praias, os montes, as vinhas, os rios, cidades ricas de história e ilhas românticas são a diversidade de ofertas existentes, que permitem que Portugal seja um destino por excelência. A gentileza, o carinho e o calor humano tornam este produto muito apelativo e uma das imagens de marca deste país. O turismo português cresceu em 2013 aproximadamente 5%, segundo dados da Comissão Europeia para o Turismo (ETC). Tendo em conta os dados da Confederação do Turismo Português, o turismo em 2010 representava 14,4% do PIB (24.200 M€). Mas este não é o único “produto” de exportação com alta potencialidade que existe em Portugal. 

           A indústria Portuguesa, muito fustigada pela crise e pelo poder político, tem resistido e tem tentado criar produtos de valor com qualidade elevada. Para enfrentar mercados muito competitivos e uma produção desenfreada a baixo custo, a indústria portuguesa apostou na produção de produtos de qualidade e excelência, sendo referência de mercado em algum sectores. O esforço da criação de produtos de elevada qualidade tem permitido demonstrar a potencialidade nacional e cada vez mais tem de ser um ponto de valorização internacional. Muitos têm sido os aventureiros que nesta altura de crise, contra todas as possibilidades, se lançam ao desafio de criar novos produtos com marca Portuguesa. Esta audácia e coragem têm de ser exemplo, pois a recuperação económica do país assim o necessita.

    Diversos são os exemplos de produtos reconhecidos pela comunidade internacional com rótulo made in Portugal. Um dos sectores que tem sofrido grande crescimento é o sector do calçado. Este sector demonstra-se como um dos mais relevantes a nível nacional e é um exemplo de capacidade de recuperação e crescimento. O calçado Português apresenta-se como o melhor do mundo competindo com as grandes marcas Italianas. Portugal exportou, nos nove primeiros meses de 2013, 56 milhões de pares de sapatos, no valor de 1.336 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 7,2% relativamente ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS). Estes números são a demonstração da capacidade produtiva e da coragem demonstrada por muitos portugueses que não desistem do seu país e dos seus produtos.

        Outro sector que é representação clara de Portugal é o sector vinícola. Portugal ocupa o 12º lugar no ranking da Organização Internacional do Vinho (OIV), sendo que a sua produção aumentou em 2012 cerca de 7%, atingindo valores próximos dos sete milhões de hl. A nível de exportação Portugal ocupa o 10º lugar, exportando 705 milhões de euros em 2012 o que corresponde a 1,6% do total das exportações nacionais de bens. Este aumento só ocorre devido á aposta em produtos com carácter único e de elevada qualidade. ~

      Um sector em que Portugal se destaca, como maior produtor, é o sector da cortiça. Segundo a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), a exportação portuguesa de cortiça no 1º semestre de 2013 alcançou aproximadamente um valor de 443,9 milhões de euros face a 441,5 milhões de euros, registados no mesmo período de 2012. Dentro da exportação de cortiça, as rolhas continuam a liderar as exportações portuguesas de cortiça com 70 % do total dos produtos exportados, assumindo 310 milhões de euros. A cortiça como material de construção corresponde a 27% com 119,6 milhões de euros, estando os restantes 3 por cento, 14,1 milhões de euros assumidos pelas novas aplicações deste material.

         Existem, ainda, muitos mais produtos que poderiam ser mencionados e que são a pura demonstração da capacidade produtiva e da criatividade e empenho de alguns portugueses. 

         Este texto genérico é o primeiro do Portugal Potencial e pretende dar uma visão geral ao panorama Nacional. Ao longo do tempo serão abordados mais exemplos esperando estimular e encontrar pessoas que queiram trocar conhecimentos e capacidades para criar projetos que como estes demonstrem a verdadeira capacidade do ser português.


Autor: Hector Nunes


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