sábado, 15 de fevereiro de 2014

Neste Bananal

      

      No dia depois ao dia dos namorados não podia escrever sobre outra temática, “a única fruta do amor é a banana”. Como já foi mencionado anteriormente a agricultura tem de ser um dos pilares fundamentais da economia portuguesa. Várias são as produções agrícolas, de caráter único a nível europeu, que são nichos de mercado muito específicos e que, sendo bem explorados, podem trazer grandes rendimentos.

      Uma fruto de produção nacional que é uma fonte de rendimento de algumas famílias da Ilha da Madeira. No paraíso tropical de Portugal, pequena ilha banhada pelo atlântico, com um clima temperado e constante que a torna num Éden para os visitantes. Nas suas encostas ingremes e ensolaradas crescem as plantações verdejantes de bananeiras. Um fruto de sabor tropical e de aplicações gastronómicas diversas. A qualidade superior deste fruto português, quando comparado com outras produções à volta do Mundo, é de conhecimento dos exportadores. Numa ilha com dificuldades de emprego, e com a limitação da insularidade, a agricultura de nichos, como a da banana, pode ser uma alternativa de saída da crise. Um investimento adequado acompanhado com uma valorização do produto, permite que os produtores consigam recolher rendimentos suficientes para a sua sobrevivência com este tipo de plantação.

      A produção de banana corresponde 20% da produção agrícola da Região Autónoma da Madeira e envolve 10 000 pessoas na sua produção. A exportação de banana representa um mercado que ronda os 11 milhões de euros numa produção de 15.403,6 toneladas. Tendo em conta a pequena dimensão das zonas cultivadas de banana quando comparada com outras produções agrícolas, focada na RAM, permite uma produção elevada.

      A produção nacional da banana está direcionada, essencialmente, para a venda direta do fruto ao consumidor, mas diversas são as possíveis aplicações que se estão a tentar dar a este prodígio madeirense. Nos últimos meses foi colocado no mercado um novo produto de banana, o Compal de banana da Madeira. Esta é uma aplicação bastante interessante e que pode trazer mais investimento neste produto. Outras aplicações como iogurtes e sobremesas também já começam a ser produzidas com banana da Madeira, mostrando a aplicabilidade deste produto 100% Português. 

Autor: Hector Nunes


Sem comentários:

Enviar um comentário