segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vestido de azulejo



    Desde os tempos pré-históricos o ser humano utiliza peças de vestuário. Este foi criado, inicialmente, como uma necessidade primária para a proteção contra o frio e as intempéries, sendo que à medida que a sociedade foi evoluindo o vestuário tornou-se um elemento crucial de demarcação de culturas e épocas. O vestuário deixou de ter um caráter meramente protetor e passou a tomar um caráter de caraterização e embelezamento do ser humano, acabando mesmo por definir épocas históricas, estatutos sociais e estados emocionais. Os egípcios foram dos primeiros povos a usar o vestuário como forma de distinção das elites sociais.  Nos tempos modernos essa diferenciação é menos acentuada, mas a moda passou a marcar estilos de vida e estados psicológicos, sendo algo global influenciada pela criatividade de alguns elementos da sociedade.

      Existem diversos locais e pessoas que marcam a moda e os estilos da sociedade em determinados períodos da história. As grandes capitais da moda, onde se dá grande importância ao estilo, ditam tendências para um mundo globalizado. A moda tende a ser algo cíclico e a reinvenção do antigo é algo bem presente, sendo que a ela reinventa muitas vezes a forma de se mostrar. Entre as capitais da moda mais importantes podemos encontrar New York, Milão, Paris e Londres. A indústria desta área envolve muitos colaboradores em seu redor e é uma daquelas com mais peso Mundial, desde a produção, à promoção e venda. A generalidade dos seres humanos consome vestuário, seja este mais ou menos ligado à tendência da moda.

      Portugal foi durante muito tempo um grande produtor têxtil, sendo que seus produtos eram bastante reconhecidos. Com a chegada das produções chinesas a indústria não resistiu, por estar mal preparada, e a queda de diversas pequenas e médias empresas foi inevitável. Algumas empresas resistiram e ainda hoje mantêm a produção, menos vigorosa, mas com maior qualidade e excelência. Ao mesmo tempo, a moda em Portugal foi ganhando nome, e foi crescendo. Internacionalmente a moda Portuguesa floresce, e diversos são os nomes de estilistas Portugueses que começam a sair mundo fora e a levar a bandeira Portuguesa consigo. A moda portuguesa foi evoluindo e os estilistas, com empenho e dedicação, conseguiram introduzir-se nas grandes semanas da moda internacionais. Grandes nomes como Fátima Lopes, Filipe Faísca ou Nuno Gama têm levado suas coleções ao mundo e têm trazido o mundo da moda para Portugal.

      A moda Portuguesa está a ganhar poder, e para 2014 Portugal mostra a sua moda com uma peculiaridade muito portuguesa, o azulejo branco e azul. O padrão do azulejo branco e azul português será estampado nas mais diversas peças de vestuário e será a marca portuguesa no mundo em 2014. Esta tendência para a Primavera-Verão 2014 já começa a invadir as lojas e promete dar muitos frutos, sendo uma demostração de como a criatividade aliada ao tradicional pode gerar um produto de importante impacto nacional e internacional. Este é mais um dos exemplos de um Portugal Potencial, que ainda tem muito que dar ao mundo. 

Autor: Hector Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário